casa ziggurat
Localizada no Park Way, em Brasília, a Casa Ziggurat foi projetada priorizando dois anseios contrapostos dos clientes: combinar privacidade e integração da área social com o paisagismo. Os proprietários desejavam um lar que se fechasse para o exterior na fachada principal, ao mesmo tempo que permitisse uma conexão fluida entre os espaços sociais e o ambiente natural. A solução foi justamente o que batizou a casa. O nome "Ziggurat" é inspirado nos cobogós utilizados na fachada, de autoria do Estúdio Mosaico. O grande plano vazado que surge do espelho d’água que introduz a casa, permitiu a utilização de esquadrias na fachada de forma resguardada.
A imponência da Casa Ziggurat é evidenciada na sala e cozinha, que possuem um pé direito mais alto e se destacam pela grande cobertura que repousa entre os dois volumes laterais dedicados aos espaços privativos e de serviços. Esse design cria uma sensação de grandiosidade e abertura, fundamental para a experiência espacial pretendida pelos moradores.
Para garantir ainda mais a privacidade, as principais esquadrias da residência foram voltadas para o fundo do lote, enquanto as janelas dos quartos foram posicionadas no corredor lateral, evitando vista direta da área social. Essa estratégia assegura que os momentos de lazer e convivência ocorram em um ambiente privado, sem comprometer a sensação de liberdade e integração com o exterior.
Os materiais escolhidos para a construção foram utilizados em sua forma natural, conferindo autenticidade à casa. O cedrinho e o cumaru, aplicados no forro e nos brises respectivamente, contribuem para um ambiente acolhedor. A paleta de cores, composta por tons de preto, madeira, pedra e branco, confere contraste à composição.
A Casa Ziggurat representa uma síntese entre design arquitetônico, funcionalidade e respeito às demandas de seus proprietários, proporcionando uma residência que harmoniza privacidade, integração com a natureza e imponência de maneira equilibrada.